Pular para o conteúdo

Institucional

Institucional

A ITEL é um empreendimento por prazo indeterminado, administrado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha que adota as providências necessárias para o seu perfeito funcionamento. Desta forma a Fundação proporciona a área física, laboratórios e oficinas, serviços de apoio administrativo e recursos humanos para gerência, suporte e assessoramento tecnológico. As instituições parceiras proporcionam assessoramento tecnológico e gerencial através de convênios e têm assento no Conselho de Administração.

A finalidade da ITEL é apoiar a formação e a consolidação de empresas de base tecnológica limpa, através de desenvolvimento e transferência de tecnologias inovadoras voltadas à problemática regional e à melhoria das condições sociais.

Visão

Fruto do vínculo com a Fundação Liberato e sua história, a ITEL tem como visão distinguir-se interna e externamente como uma instituição confiável na formação de novas empresas e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

Missão

A Missão da ITEL é apoiar a formação e a consolidação de empresas de base tecnológica limpa, através de desenvolvimento e transferência de tecnologias inovadoras voltadas à problemática e à melhoria das condições sociais.

Diferencial

A Incubadora Tecnológica da Fundação Liberato acolhe empresas de base tecnológica ou projetos de pesquisa que resultem em produtos de tecnologia limpa. Os empreendimentos concorrem a incubação residente ou não residente e os projetos de empreendimentos concorrem a pré-incubação residente ou não residente.

O processo de ingresso dos interessados na ITEL se dá através de edital, na modalidade de concorrência, e resulta num processo de seleção executado por uma comissão de seleção.

Poderão candidatar-se a incubação, residente ou não residente, empreendimentos caracterizados por empresas que atendam os requisitos, as atividades e áreas de atividades previstas no edital. Período de incubação é de 2 (dois) anos, e manifestada a concordância de ambas as partes, prorrogável por no máximo 6 (seis) meses, em que o empreendimento poderá participar e usufruir dos incentivos, dos benefícios, do suporte administrativo e do suporte técnico, além dos eventos promovidos e ou apoiados pela ITEL.

Poderão candidatar-se a pré-incubação, residente ou não residente, projetos de empreendimentos que atendam os requisitos e áreas de atividades previstas no edital. Período de pré-incubação é 1 (um) ano, e manifestada a concordância de ambas as partes, prorrogável por, no máximo, 3 (três) meses, em que o projeto de empreendimento poderá participar e usufruir dos incentivos, dos benefícios, do suporte administrativo e do suporte técnico, além dos eventos promovidos e ou apoiados pela ITEL.

A operacionalização da prestação de serviços da incubadora, como telecomunicação, limpeza, segurança, uso de laboratórios e consultorias, obedecerá a fluxos previstos no Regimento Interno da incubadora e nos regulamentos de incubação e pré-incubação. Tais documentos, somados ao modelo de convênio com as empresas residentes e o termo de utilização do módulo estão anexados a este plano de negócios.

Por fim, a ITEL é instituída pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, que é administrada pelo Conselho Técnico Deliberativo – CTD e Diretor Executivo a quem cabe nomear os diretores de Ensino, Administração, Recursos Humanos, de Pesquisa e Produção Industrial – DPPI. A Incubadora está vinculada ao DPPI e além da Gerência Executiva, dispõe de setor de apoio.